Cieja Campo Limpo

Rede municipal de educação de São Paulo

País: Brasil
Visite o Site
Inovação: Disruptiva
Onde: Na escola |
Tendencias: Personalização | Experimentação | Uso do território

A escola municipal de São Paulo oferece educação integral e inclusiva para jovens e adultos. Adota um currículo flexível e aposta no respeito às diferenças para motivar os alunos a estudar.

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A escola municipal de São Paulo oferece educação integral e inclusiva para jovens e adultos. Adota um currículo flexível e aposta no respeito às diferenças para motivar os alunos a estudar.

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Problema: Dirigida pela educadora Eda Luiz, conhecida como Dona Eda, a escola de ensino fundamental da rede municipal de São Paulo é voltada para a educação de jovens e adultos. Combate o abandono a pessoas excluídas por vários motivos, recebendo alunos com 15 anos ou mais, como jovens expulsos de outras escolas, trabalhadores que voltaram a estudar, adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, dependentes químicos e pessoas com necessidades especiais. Outro problema atacado na escola é a falta de voz dos alunos e a indisciplina. 




Soluções: A escola tem seis turnos, de duas horas e meia cada. Há aulas pela manhã, à tarde e à noite. Os alunos são divididos em quatro módulos, de acordo com seu nível de conhecimento: alfabetização, pós­-alfabetização, intermediário e final. Cada turno tem ao menos uma turma de cada módulo. O aluno tem flexibilidade para assistir à aula em um horário diferente do dele se precisar. As disciplinas foram substituídas por áreas do conhecimento, como linguagens e códigos (português e inglês), ciências humanas (história e geografia), ciências do pensamento (ciências e filosofia) e ensaios lógicos e artísticos (matemática e artes). Os professores propõem aos alunos que estudem por meio da resolução de problemas. Em paralelo, os estudantes fazem um trabalho, que dura um semestre e envolve toda a escola, culminando em uma intervenção na comunidade. Além de livros, a escola usa ferramentas online, projeções, CDs e DVDs nas aulas.




Resultados: Alunos que já haviam desistido da escola ou que foram rejeitados por outras escolas voltam a acreditar que podem aprender, se sentem acolhidos e conseguem terminar os estudos. Em 2007, o projeto pedagógico da escola foi base para uma mudança em todas as outras escolas do tipo na rede municipal de São Paulo.