Cities of Learning

Fundação MacArthur e governos regionais

O projeto busca conciliar a aprendizagem que acontece dentro e fora da escola. Os estudantes ganham certificados digitais a cada atividade extracurricular que participam, como visitas a museus e cursos online. Está presente em cidades americanas, como Chicago e Los Angeles.

O projeto busca conciliar a aprendizagem que acontece dentro e fora da escola. Os estudantes ganham certificados digitais a cada atividade extracurricular que participam, como visitas a museus e cursos online. Está presente em cidades americanas, como Chicago e Los Angeles.

País: EUA
Visite o Site

Problema: O movimento ataca o gradual desencanto dos alunos pelos estudos, criado principalmente pela forma como se organiza o atual sistema educativo, que impõe o que as crianças e adolescentes devem aprender e qual deve ser o ritmo e lugar deste aprendizado. Para isso, o projeto, que começou na cidade americana de Chicago em 2013 e tem o apoio da Fundação MacArthur, incentiva alunos a desenvolverem atividades fora da escola, como em museus, bibliotecas e cursos online, reconhecendo este engajamento com medalhas digitais, que funcionam como uma certificação.


Sprout Fund

Soluções: A iniciativa trabalha de acordo com os princípios da educação conectada, uma nova abordagem de educação que reconhece que o aprendizado pode ocorrer em qualquer lugar - na escola, na comunidade, no trabalho e de forma virtual - e que o aprendizado construído de acordo com os interesses do estudante é a chave para o engajamento. Por isso, atividades desenvolvidas fora da escola passam a ter importância e a ser reconhecidas por ela. Os temas estudados fora do ambiente escolar são discutidos em aula e os professores ajudam os estudantes a fazer conexões sobre os temas. Para participar, o aluno se inscreve no site do programa, encontra atividades disponíveis na cidade e ganha um certificado digital de que participou da atividade, que pode ser desde a visita a uma exposição de arte até o estudo do comportamento animal em um zoológico. 

O certificado digital, chamado badge (medalha), significa o domínio de uma ou mais habilidades pelo estudante. O sistema armazena todas as informações do jovem, criando um retrato completo, que inclui currículo, exemplos de trabalhos desenvolvidos e avaliações de colegas. Essas informações podem ser compartilhadas com professores, amigos e familiares por meio de um portfólio online. 

Em cada cidade dos Estados Unidos onde já ocorre, como Chicago, Pittsburgh, Dallas, Washington, Columbus e Los Angeles, o projeto tem propósitos e programas diferentes. Em Chicago, por exemplo, a ideia é ajudar os jovens a construir um caminho para a faculdade e a carreira ao mesmo tempo que ganham habilidades e conhecimentos que contam para a vida. Na cidade, há mais de mil programas voltados para artes, ciências, esportes, computação, matemática e mais de cem organizações participantes. 


Sprout Fund

Resultados: O reconhecimento do trabalho feito fora da escola pelos estudantes dá poder a suas próprias escolhas e interesses e, com isso, torna-os mais engajados nos temas de estudo. A iniciativa também ajuda a melhorar a educação ao incentivar o aprendizado criativo. Os estudantes podem usar seus certificados digitais para mostrar conhecimento para conseguir uma vaga em uma faculdade ou um trabalho em suas áreas de interesse.